language

Vínculo com os ODS a serem trabalhados


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vinculados a esta Experiência Didática, que propõe trabalhar o tema da redução e controle do descarte de resíduos sólidos e seus efeitos danosos ao meio ambiente, vai ao encontro dos ODS 12, Consumo e produção responsáveis, e ODS 11, Cidades e comunidades sustentáveis.


Este projeto ainda incentiva a economia circular a partir do momento que propõe observar os resíduos descartados nos diversos espaços da escola (como a sala de aula, o refeitório e a secretaria) e da região onde as e os estudantes vivem; e pensar em como prolongar o tempo de vida desses materiais, transformando-os em outros objetos com novas funções.


Consideramos também o vínculo com os ODS 10, Redução das desigualdades, na medida em que empodera e promove a inclusão de qualquer pessoa em qualquer condição social, econômica ou cultural, associado ao ODS 4 da Educação de qualidade, por propor soluções criativas diante dos desafios de buscar e utilizar os materiais disponíveis ao invés dos que seriam considerados ideais para a produção de sons rítmicos, criando restrições que exigem a busca de alternativas, com eficiência.

 

Disparador


A reportagem a seguir mostra como são elevados os números de descarte de resíduos sólidos no país. Sua leitura ajudará a compreender a importância da proposta que está por vir, e ainda pode ser um ponto de partida para instigar discussões sobre como as pessoas dentro de suas comunidades podem reduzir e reutilizar os resíduos sólidos descartados.


Professora e professor, seria pertinente discutir com a turma se as e os estudantes têm familiaridade com:

  • O destino final dos resíduos da sua região;
  • Programas de coleta seletiva no lugar onde vivem;
  • Dados comparativos sobre o descarte de resíduos sólidos antes e depois da pandemia do Covid-19.

Essa discussão faz mais sentido quando são apresentados números de pesquisas e levantamentos. E, um conceito muito interessante para ser apresentado é o da economia circular e como ela incentiva os consumidores a prolongar o tempo de vida dos objetos, transformando-os em produtos com novas funções e, assim, contribuindo para a economia circular. Vamos saber mais sobre esse conceito tão importante?