Como seria a comunidade dos seus sonhos?
Como seria a nossa comunidade se pudéssemos inventar soluções para problemas que vemos no dia-a-dia? Como seriam as nossas casas, espaços públicos e os lugares que a gente mais frequenta (como escola e quadra de esportes)? O que faríamos diferente do que é hoje? Como iríamos recriar esses espaços para que o futuro seja melhor para a nossa comunidade? Busque incentivar os alunos a pensarem nessas e outras questões que possam inspirar a sua criação. Se possível, apresente exemplos simples e mais refinados que possam servir de exemplo. Você pode, por exemplo, trazer um monumento público de papelão, ou um rio de papel crepom já instalado na aldeia.
Construindo a aldeia
Hora de colocar a mão na massa! Construa elementos de todos os tipos que você possa imaginar: locais públicos, construções, pessoas, natureza. Como esses elementos serão conectados em uma única aldeia ou comunidade? Quem faz parte dele? Como a comunidade funciona? Como as pessoas vivem nela?
Visitando as aldeias
Após a construção das aldeias, chame a turma e incentive a visitação aos projetos dos colegas para iniciar uma conversa: O que foi construído? Qual foi a motivação? O que você ainda faria diferente? Durante e após o momento de mão na massa, converse com a sua turma sobre o que construíram e imaginem como seria a vida neste local e como os elementos criados podem melhorar a vida da comunidade.