language

Biblioteca da Aprendizagem Criativa

Foram encontrados 3 resultados

Aprendi Fazendo! Enquanto Aprendia, Ensinava: Formação Continuada de Professores Mediada pelo Scratch -
Miriam Brum Arguelho Miriam Brum Arguelho

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 22/08/2022 por Leo Burd

Descrição
Esta tese teve como objetivo geral analisar a formação continuada dos Professores Gerenciadores de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos (PROGETECs) do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE – Regional) com o uso pedagógico da linguagem de programação Scratch. Os achados da pesquisa nos mostraram que o Scracth é potencializador de formas diferenciadas de ensinar e aprender e possibilitou a prática de alteridade entre professores e alunos. Para conhecer melhor essa experiência de pesquisa acesse o arquivo da tese. Boa leitura!

Caderno do Educador mão na massa: dos princípios às práticas -
Instituto Catalisador Instituto Catalisador

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
ondemand_video
Assistir

Postado dia 17/05/2023 por Leo Burd

Descrição
Instituto Catalisador. Caderno do Educador Mão na Massa: dos princípios às práticas. Coleção Conexões. São Paulo, 2021.

Neste Caderno queremos convidá-la e convidá-lo a conhecer parte significativa do caminho formativo que percorremos e que vem, cada vez mais, transformando nossas práticas educativas. Um convite para nos aprofundarmos em temas que para nós são muito valiosos e assim abrir caminhos para que possamos criar novas conexões.

Honoring practices of community-based educators: lessons learned from the collaborative design of a creative mobile app -
Natalie Rusk, Rupal Jain [e outros] Natalie Rusk, Rupal Jain, Caitlin K. Martin, Ricarose Roque, João Adriano Freitas e Linford Molaodi

Computação Criativa
Referências sobre Aprendizagem Criativa
Inglês
Publicação
Jovem mostrando seu projeto em OctoStudio

Postado dia 09/12/2024 por Ann Valente

Descrição
Este artigo compartilha reflexões e histórias de um processo de design colaborativo entre o grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab e uma rede global de educadores comunitários para desenvolver o aplicativo de codificação criativa, OctoStudio, em dispositivos móveis. É adotada a perspectiva da computação mínima que foca no contexto e nas restrições da comunidade nas decisões sobre tecnologia. Descreve-se os compromissos envolvidos nas decisões de design e destaca-se os aprendizados do processo de colaboração para desenvolver ferramentas e práticas mais responsivas e significativas para comunidades frequentemente excluídas das decisões de design que as impactam.