language

Biblioteca da Aprendizagem Criativa

Foram encontrados 3 resultados

Aprendi Fazendo! Enquanto Aprendia, Ensinava: Formação Continuada de Professores Mediada pelo Scratch -
Miriam Brum Arguelho Miriam Brum Arguelho

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 22/08/2022 por Leo Burd

Descrição
Esta tese teve como objetivo geral analisar a formação continuada dos Professores Gerenciadores de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos (PROGETECs) do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE – Regional) com o uso pedagógico da linguagem de programação Scratch. Os achados da pesquisa nos mostraram que o Scracth é potencializador de formas diferenciadas de ensinar e aprender e possibilitou a prática de alteridade entre professores e alunos. Para conhecer melhor essa experiência de pesquisa acesse o arquivo da tese. Boa leitura!

Brazilian Creative Learning Network: a social movement approach to constructionist educational reform -
Ann Berger Valente e Leo Burd Ann Berger Valente e Leo Burd

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Inglês
Publicação
attach_file Baixar
Modelo

Postado dia 09/12/2024 por Ann Valente

Descrição
O artigo discute os fundamentos teóricos e as estratégias práticas adotadas no processo de criar a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, impulsionando educadores, artistas, pesquisadores e inventores inovadores que têm trabalhado para desenvolver uma educação significativa e centrada no estudante em uma variedade de contextos educacionais formais e informais. O trabalho foi publicado nos anais do Constructionism / FabLearn 2023, pp 153 - 160.

Desenvolvimento de software para atividades educacionais -
Leo Burd Leo Burd

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 01/12/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
Dissertação que parte da idéia de que não existe software que, por si só, seja capaz de educar uma pessoa. Em outras palavras, os programas dito educativos não devem ser analisados ou desenvolvidos fora da atividade educacional para a qual são dirigidos. Um editor de textos usado por uma equipe de alunos na produção do jornal da escola provavelmente teria um papel educativo diferente do obtido pelos mesmos alunos caso utilizassem o mesmo editor para copiar trechos de livros. O desafio é conseguir descrever as atividades educacionais de modo que, de um lado, os engenheiros de software possam se orientar e, de outro, que os educadores tenham suas idéias e necessidades contempladas. Este é o principal objetivo deste trabalho.